fevereiro 06, 2013

LIÇÃO DE VIDA - TEATRO (CENA XI , XII E XIII)


CENA XI
NERISSA: - Inferno!
VALTER: - Do que tanto reclama?
NERISSA: - Nem longe tenho sossego.
VALTER: - Do que está falando?
NERISSA: - Vocês passam mais tempo naquele lar do que em casa.
VALTER: - E qual o problema?
NERISSA: - Me sinto só.
VALTER: - A escolha foi sua.
NERISSA: - Não é verdade.
VALTER: - Espero que aprenda... Não se pode controlar tudo.
NERISSA: - É... Burra! Burra... Meu Deus! Como sou idiota.
VALTER: - Que está dizendo?
NERISSA: - Nada, nada. (Pega a bolsa)
VALTER: - Onde vai?
NERISSA: - Ao cabelereiro. (Sai)
CENA XII
LISANDRA: - Leandro...
LEANDRO: - Fala.
LISANDRA: - Será que mamãe vai deixar vovô Oberon ir a minha festa de aniversário?
LEANDRO: - Se tratando da nossa mãe tudo é possível.
LISANDRA: - Se vovô Oberon não for, não quero festa.
LEANDRO: - Isso vai dar confusão. Dana Nerissa não vai gostar nada de saber que vovô Oberon será convidado.
LISANDRA: - Até imagino. E quando souber...
LEANDRO: - O que?
LISANDRA: - Que quero que ele dance a valsa comigo.
LEANDRO: - Caraca! Vai pirar.
LISANDRA: - Paciência!
LEANDRO: - Imagino que se ela souber... Até cancela a festa.
LISANDRA: - A festa é minha... Convido pra dançar comigo quem eu achar melhor.
LEANDRO: - Só me avise antes, quando for falar com ela... O chão vai tremer.
LISANDRA: - Se vai.
LEANDRO: - Vamos... (Saem)
CENA XIII
ARIELE: - Senhor Oberon?
OBERON: - Entre...
ARIELE: - Com licença.
OBERON: - Fique a vontade.
ARIELE: - Tem uma visita pra senhor.
OBERON: - Meu filho?
ARIELE: - Não... É dona Nerissa.
OBERON: - Nerissa? Me visitando...
ARIELE: - Posso pedir que entre?
OBERON: - Claro.
ARIELE: - Qualquer coisa... É só chamar.
OBERON: - Creio que não será preciso.
ARIELE: - Mas se for... (Sai)
NERISSA: - Pelo jeito... o senhor está bem instalado.
OBERON: - Sim estou. Nisto você não economizou.
NERISSA: - Pois é... Esta nos saindo muito caro.
OBERON: - Sente-se.
NERISSA: - Estou bem assim.
OBERON: - Você quem sabe.
NERISSA: - Vou ser breve e bem direta para que não haja dúvidas. Também não tenho muito tempo a perder.
OBERON: - Sou todo ouvido.
NERISSA: - Com essa carinha de bom velhinho, todo doce, delicado... Pensa mesmo que me engana? O senhor pode enganar a todos, menos a mim. Sei bem o que esta fazendo... Devia se envergonhar. Jogando meu marido, meus filhos, contra mim.
OBERON: - Não seja injusta.
NERISSA: - Injusta eu? Devia ter lhe jogado na sarjeta. Pois fique sabendo que sou muito generosa... Muitas em meu lugar já teria lhe jogado em um asilo destes de quinta...
OBERON: - Sabe qual seu problema?
NERISSA: - Claro que sei. Você.
OBERON: - Não. Sua baixa estima.
NERISSA: - Mas não será por muito tempo. Vou dar um jeito nisso... Se pensa que vai conseguir afastar minha família, jogando-os contra mim...
OBERON: - Não preciso fazer isto. Você faz por si própria.
NERISSA: - Velho! Maldito, asqueroso...
OBERON: - Não sou seu inimigo e nem a quero mal...
NERISSA: - Que bonzinho! Até me comove.
OBERON: - Que mais desejo é que seja feliz.
NERISSA: - Hipócrita! Escuta aqui seu velho... Quero-o bem distante da minha família e para isso farei o possível.
OBERON: - Escute aqui você... Não pode controlar os meus sentimentos ou sentimentos do meu filho e netos. Nossa relação é sincera que inclui amoe e respeito. E isso você não pode destruir.
NERISSA: - Você é manipulador. Mas a mim não engana.
OBERON: - Só você pode se enganar. Você está doente e precisa se cuidar.
NERISSA: - O senhor que vai precisar se cuidar com essa aposentadoriazinha desgraçada. Mas vou lhe dar um aviso, aproveite bem essa mordomia enquanto pode. Pois isso acabará. Quero lhe vê na sarjeta!
OBERON: - Não importa... Seja onde eu estiver, estarei em paz. E você?
NERISSA: - Só terei paz quando o senhor... Desaparecer de vez.
OBERON: - Longe dos olhos, próximo do coração!
NERISSA: - Por que odeia tanto?
OBERON: - tenho pena de você.
NERISSA: - Pena? Sou jovem, bonita e tenho uma vida toda pela frente. E você? Um velho ridículo.
OBERON: - Já fui jovem, bonito... Mas nunca tão ridículo quanto você. Se pensa que vinha aqui pra me fazer se sentir mal... Perdeu sua viagem. Estou ótimo. E agora tenho certeza que realmente você precisa de ajuda.
NERISSA: - Velho nojento!
ARIELE: - Com licença...
NERISSA: - Toda! (Sai)
OBERON: -
ARIELE: - O senhor está bem?
OBERON: - Estou.
ARIELE: - Perdão... Não pude evitar.
OBERON: - Está descontrolada.
ARIELE: - Precisamos comunicar a seu filho...
OBERON: - Não. Valter já tem problemas demais.
ARIELE: - Quer dar um volta.
OBERON: - Claro. O dia está lindo! Não podemos deixar que uma nuvem tão insignificante estrague este dia. Vamos! (Saem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...