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RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM GESTÃO


DEDICATÓRIA

Agradeço em primeiro plano à Deus por oportunizar em minha vida tamanha vitória, abrindo esta porta rumo ao conhecimento significativo que me acompanhará até os últimos dias da minha vida.
A minha família que sempre acreditou em meu potencial e que mesmo diante de tantas dificuldades sempre me incentivaram a seguir adiante, compartilhando as alegrias e os momentos de desânimos, sempre confiantes que com persistência eu alcançaria o que almejava e que orgulhosos, juntos, ergueríamos o troféu da vitória.
A irmã Terezinha por acreditar em meu potencial e interceder em meu beneficio para que fosse possível a instituição me conceder esta bolsa de estudo, da qual sou muito agradecido e como prova desta gratidão, dedico-me integralmente para fazer jus a tamanha credibilidade.
As amigas e companheiras de curso, Leila Monteiro, Fabiana Andrade e Givanilda por toda força e horas juntos de estudos.
Aos professores, que com seus conhecimentos e sua vontade de compartilha-lo, me torna hoje, uma pessoa muito melhor e muito mais preparada para seguir adiante como profissional.

AGRADECIMENTOS

A toda equipe da CEI da Ação comunitária São Benedito, a diretora Iraci Nani, a coordenadora pedagógica e Silvia, pela atenção, paciência e por todo suporte dado para que a realização desse trabalho fosse possível.

 INTRODUÇÃO

Relatório referente ao Estágio em Gestão Escolar Integradora: Direção, Coordenação Pedagógica e Supervisão de Ensino, realizada durante o curso de licenciatura em pedagogia na Instituição de Ensino Sumaré.
O estágio foi cumprido no período de 01/02/2012 a 07/02/2012, somando um total de 40 horas na CEI Ação Comunitária São Benedito, sendo desenvolvidas atividades de observação participação e análise documental, voltadas e relacionadas à reflexão crítica do processo de gestão integradora.
O estagio supervisionado visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão ampla da parte organizacional, promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo gestor, junto a comunidade e o Projeto Político Pedagógico.
Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processor educativo escolar e do papel do gestor.
A organização e a gestão, constituem o conjunto de condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição no processo de escolarização.
A Instituição observada tem caráter social com objetivos explícitos: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos seus educandos por meio da aprendizagem e dos conteúdos com intuito de formar cidadãos participativos reconhecendo seu papel dentro de uma sociedade em constantes transformações.
Tendo como origem as experiências administrativas escolar, a organização se apropria de princípios e métodos escolar. Trás como autonomia, a ideia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidade compartilhada pelas comunidades internas e externas da instituição escolar.
As organizações são unidades sociais e, por tanto constituída de pessoas que trabalham juntas, que existem para alcançar determinados objetivos. Tendo como objetivo principal a prestação de serviço público, por meio de ações beneficentes que promova lazer e o aprendizado.
A direção da instituição escolar além da função do processo organizacional é de cunho social e pedagógico, para atingir suas finalidades determina papeis e responsabilidades assim como o funcionamento entre vários setores que determinam a estrutura organizacional.

                                                                      
 1-Identificação da Instituição de Ensino
Nome: Ação Comunitária São Benedito
Endereço: Rua Iboti, 292 – São Paulo – SP
Bairro: Jabaquara CEP: 04347-110
Tel: 11 5031-3220
Data da Fundação: 28/09/1966.

Tipo de Intituição:
Pública

Horário de Funcionamento:
Das 07:00 às 17:00 h.

Horário de Funcionamento da Secretária:
Das 8:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00Hrs.

Números de Alunos
124

Tipo de Construção:
Alvenaria

Divisão do Espaço Físico:
10 salas e 10 turmas,
14 banheiros,
01 sala de professores,
01 secretaria,
01 refeitório,
01 cozinha,
01 briquedoteca,
Lactário,
Pátio e
Rampa de acesso.

Quadro de Funcionários:
01 Diretora,
01 Coordenadora Pedagógica,
01 Auxiliar Administrativa,
01 Auxiliar de Manutenção,
17 Professores,
01 Cozinheira,
03 Auxiliares de Cozinha e
03 Auxiliares de Limpeza.

Nível de Atendimento:
Educação Infantil

Diretoria de Ensino:
Secretária do Estado da Educação – Diretoria de Ensino Regional Sul

2.Caracterização da Instituição

Diagnóstico da comunidade:

A CEI da Ação Comunitária São Benedito está localizada em um bairro de classe C e D e de alta vulnerabilidade, onde podemos localizar vários comércios, e fácil acessibilidade de locomoção.

Clientela Escolar:
A CEI da Ação Comunitária São Benedito atende a 124 crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, pertencentes a famílias da região e de bairros próximos.

Objetivo da Escola:
Nos termos do Artigo 53 do Código Civil Brasileiro, tem como objetivo a assistência social com serviço de creche e outros, destinado a promoção e desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como atividades voltadas também a promoção e desenvolvimento social e humana em geral, não fazendo discriminação entre raças, sexo, cor, idade e religião, condição social, nacionalidade, posição e tendência política.

Busca fornecer as crianças subsídios para que se identifiquem com as pessoas, para que aprendam a se situarem e se diferenciem através de seus gostos e opiniões.

Respeitar diferentes opiniões percebendo e valorizando a diversidade através da existência do outro, se reconhecendo como cidadão ativo, ator de seu próprio ato, com responsabilidade e autonomia.

PARCERIAS SÓCIO EDUCATIVAS
(Trabalhos voluntários feitos pelo menos uma vez ao ano)

UNIFESP - DESDE 1999
Com o projeto CORPORABILIDADE E SAÚDE (orientação sexual)
São enviados palestrantes para reuniões com as crianças e seus familiares.

ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA - DESDE 2001
Disciplina e fisiologia da nutrição. Avalia a nutrição e avaliação antropométrica.
São enviados médicos que fazem exames e avaliação nutricional nas crianças.

UNIVERSIDADE SÃO CAMILO - DESDE 2001
Avaliação de nutrição e desnutrição e baixa estatura.

UNIVERSIDADE MACKENZIE - DESDE 1999
Trabalho de psicologia, agressividade e timidez

 DESENVOLVIMENTO

Realizei observações junto a CEI da Ação Comunitária São Benedito, junto à secretária, no período de 01/02/2012 à 07/02/2012 com a finalidade de apropriação do conhecimento administrativo através de experiências do cotidiano observadas na prática e através de documentos fornecido pela própria instituição, tendo como finalidade entender o funcionamento na integra da direção, coordenação.

A organização e a gestão constituem um conjunto das condições e dos meios utilizados com finalidade do bom funcionamento como uma instituição de ensino escolar.

A CEI da Ação Comunitária São Benedito é uma instituição educacional e social, que trás de forma explicita seu objetivo que foca o desenvolvimento das potencialidades físicas afetivas e cognitivas dos alunos, por meio da aprendizagem e dos conteúdos para tornarem-se cidadãos participativos na sociedade.

A administração escolar é autônoma, segue a recomendação da gestão responsável compartilhada, tanto com a comunidade quanto aos demais funcionários.

Na instituição os funcionários trabalham e m equipe com finalidade de atingir seus objetivos que visa entre outros lucro, as transações comerciais, o ensino, a prestação de serviços públicos, o a colhimento e o lazer.

Para atingir suas finalidades, a instituição determina responsabilidades, através da divisão de tarefas integrando os diversos setores que determinam a estrutura organizacional, segundo sua formação profissional.

Quanto ao projeto político pedagógico da CEI da Ação Comunitária São Benedito, tem seu foco na proposta pedagógica e registro do processo de ação educativa, baseando-se na metodologia a que se propõem em fazer, diretamente ligada as necessidades das crianças, com planejamento mensal, dividido semanalmente e aplicado diariamente focando o desenvolvimento de atividades através de projetos com estratégias que permita a tratar de temas relacionados ao universo  de experiências dos educandos.

A ideia do projeto político pedagógico da instituição é integrar todos os aspectos das situações e complexidades como autonomia, negociação de decisões, criar um ambiente lúdico e que estimule a aprendizagem integral do aluno.


PAPEL DO GESTOR NA INSTITUIÇÃO

Segundo a diretora seu papel na direção da instituição é de autoridade, sem autoritarismo, de forma flexível, com competência, reconhecendo seu papel quanto a sua função.

Seu relacionamento com a comunidade deve ser de cordialidade e confiança, e quanto a seus funcionários, não deve-se haver distinção no tratamento, pois todos são colocados como profissionais e desta forma cada qual em sua função, deve reconhecer suas obrigações, seus direitos e deveres.

Tem a responsabilidade como coordenadora tem a responsabilidade de observar e auxiliar o andamento da rotina diária seguindo o calendário, fazendo cumprir segundo o projeto politico pedagógico.

Como gestora gerencia todas as atividades da escola auxiliadas por todo corpo técnico administrativo, embasada nas leis previstas, afim, de fazer valer todos direitos e obrigações de sua clientela e funcionários.

 CONCLUSÃO:

O estágio em gestão, me proporcionou a oportunidade de observar e compreende como se dá o funcionamento da escola como um todo, promovendo a compreensão da estrutura e da articulação das atividades educacionais, na forma de administrar e organizar os trabalhos pedagógicos.

Em análise, o dia a dia do gestor segundo minhas observações, fez-me perceber, que o papel do gestor é de suma importância, que foca o equilíbrio entre ao projeto político pedagógico e as técnicas administrativas.

Suas ações é compartilhada, planejada, debatida e executada, sempre com um olhar atento aos imprevistos, afim de, remanejar todo planejamento para que o bom funcionamento que foca o bem esta dos educandos seja potencialmente cumprido.

A instituição segue todas as normas e portarias do sistema educacional, valorizando a qualidade, visando a excelência e a formação de seus professores e funcionários, para que desta forma possa proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa