setembro 27, 2011

INFANCIA E TV

Quantas saudades tenho
Da minha infância
Tão querida
Que deitado no sofá
A tv assistia
Com programas 
Tão inocentes
Que hoje não vejo mais
Que me remetia 
A um mundo de sonhos 
Inocência, fantasias
Que tão distante no tempo
Falta me faz.
Os desenhos animados,
Os programas direcionados,
As músicas infantis,
As brincadeiras na rua,
Tudo que fui,
Tudo que fiz...
Só me resta recordar.
E vivendo
Vou ensinando
Que bom mesmo para criança
É brincar.
Que a tv
Já não se importa com a CRIANÇA
Mas quem viveu os tempos áureos 
Da tv que respeitava a infância
Jamais esquecerá
Que um dia
Criança já foi tratada como criança
Que aprendiam brincando,
sonhando...
E cresciam,
Tornando-se adultos,
Saudosos de suas infâncias tão vividas!

setembro 26, 2011

EXPOSIÇÃO ITAÚ RUMOS

Exposição Itaú RUMOS

Para visualizar a imagem basta clicar aqui: 12i e veja a animação realizada na exposição RUMOS que mistura tecnologia e interação.

Nesta animação você poderão conferir nossa performance imitando o Travolda nos embalos de sábado a noite.

O SOLDADINHO E A BAILHARINA VIDEO 1

O SOLDADINHO E A BAILHARINA VIDEO 2

BABA BABY,BABA! (ENSAIO)

ENSAIO DA COLEOGRAFIA SELINHO NA BOCA

ENSAIO ROCK ANOS 60 (1)

ENSAIO ROCK ANOS 60 (2)

ENSAIO ROCK ANOS 60 (3)

setembro 22, 2011

TEATRO GREGO

Diferenças entre comédia e tragédia

O teatro na Grécia Antiga surgiu a partir de manifestações a Dioniso, deus do vinho, da vegetação, do êxtase e das metamorfoses. Pouco a pouco, os rituais dionisíacos foram se modificando e se transformando em tragédias e comédias. Dioniso se tornou, assim, o deus do teatro.

Atenas é considerada a terra natal do teatro antigo, e, sendo assim, também do teatro ocidental. "Fazer teatro" significava respeitar e seguir o culto a Dionisio.

O período entre os séculos 6 a.C. e 5 a.C. é conhecido como o "Século de Ouro". Foi durante esse intervalo de tempo que a cultura grega atingiu seu auge. Atenas tornou-se o centro dessas manifestações culturais e reuniu autores de toda a Grécia, cujos textos eram apresentados em festas de veneração a Dioniso.

O teatro grego pode ser dividido em três partes: tragédia, comédia antiga e comédia nova.
A tragédia
Do grego "tragoidía" ("tragos" = bode e "oidé" = canto). Canto ao bode é uma manifestação ao deus Dioniso, que se transformava em bode para fugir da perseguição da deusa Hera. Em alguns rituais se sacrificavam esses animais em homenagem ao deus.

A tragédia apresentava como principais características o terror e a piedade que despertava no público. Para os autores clássicos, era o mais nobre dos gêneros literários.

Era constituída por cinco atos e, além dos atores, intervinha o coro, que manifestava a voz do bom senso, da harmonia, da moderação, face à exaltação dos protagonistas.

Diferentemente do drama, na tragédia o herói sofre sem culpa. Ele teve o destino traçado e seu sofrimento é irrefutável. Por exemplo, Édipo nasce com o destino de matar o pai, Laio, e se casar com a mãe. É um dos exemplos de histórias da
mitologia grega que serviram de base para o teatro.
Autores trágicos
Por se tratar de uma sociedade antiga, deve-se muito à arqueologia o resgate dessa memória. A partir de alguns registros, acredita-se que foram cerca de 150 os autores trágicos.

Os três tragediógrafos que conhecemos, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes escreveram cerca de 300 peças, das quais apenas 10% chegaram até nós.
Ésquilo (cerca de 525 a.C. a 456 a.C.)
Considerado o fundador do gênero, sete peças suas sobreviveram à destruição do tempo: "Os Persas", "Sete contra Tebas", "As Suplicantes", "Prometeu Acorrentado", "Agamêmnon", "Coéforas" e "Eumênides".
Sófocles (496 a.C. a 406 .a.C.)
Importante tragediógrafo, também trabalhava como ator. Entre suas peças estão a trilogia "Édipo Rei", "Édipo em Colona" e "Antígona".
Eurípides (485 a.C. a 406 a.C.)
Pouco se sabe sobre sua vida. Ainda assim, é dele o maior número de peças que chegaram até nós. São 18 no total, entre elas: "Medéia", "As Bacantes", "Heracles", "Electra", "Ifigênia em Áulis" e "Orestes".
A comédia antiga
A origem da comédia é a mesma da tragédia: as festas ao deus Dioniso. A palavra comédia vem do grego "komoidía" ("komos" remete ao sentido de procissão).Na Grécia havia dois tipos de procissão que eram denominadas "komoi". Numa, os jovens saiam às ruas, fantasiados de animais, batendo de porta em porta pedindo prendas, brincando com os habitantes da cidade. No segundo tipo, era celebrada a fertilidade da natureza.Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia.

Também a temática diferia nos dois gêneros. A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.
Um gênero ligado à democracia
A encenação da comédia antiga era dividida em duas partes, com um intervalo. Na primeira, chamada "agón", prevalecia um duelo verbal entre o protagonista e o coro.

No intervalo, o coro retirava as máscaras e falava diretamente com o público para definir uma conclusão para a primeira parte. A seguir, vinha a segunda parte da comédia. Seu objetivo era esclarecer os problemas que surgiram no "agón".

A comédia antiga, por fazer alusões jocosas aos mortos, satirizar personalidades vivas e até mesmo os deuses, teve sempre a sua existência muito ligada à democracia. A rendição de Atenas na Guerra do Peloponeso, no ano de 404 a.C., levou consigo a democracia e, conseqüentemente, pôs fim a comédia antiga.
Aristófanes (447 a.C. a 385 a.C.)
Considerado o maior autor da comédia antiga, escreveu mais de 40 peças, das quais conhecemos apenas 11, entre elas: "Lisístrata", "As Vespas", "As Nuvens" e "Assembléia de Mulheres".
A comédia nova
Após a capitulação de Atenas frente a Esparta, surgiu a comédia nova, que se iniciou no fim do século 4 a.C. e durou até o começo do século 3 a.C. Essa última fase da dramaturgia grega exerceu profunda influência nos autores romanos, especialmente em Plauto e Terêncio.

A comédia nova e a comédia antiga possuem muitas diferenças. Na primeira, o coro já não é um elemento atuante, sua participação fica resumida à coreografia dos momentos de pausa da ação, a política quase não é discutida. Seu tema são as relações humanas, como por exemplo, as intrigas amorosas.

Não existem mais as sátiras violentas. A comédia nova é mais realista e procura, utilizando uma linguagem bem comportada, estudar as emoções do ser humano.
Menandro (343 a.C. a 291 a.C.)
Principal comediógrafo dessa fase, mais de 100 peças suas chegaram recentemente até nós. Muitas conhecemos apenas por título ou por fragmentos citados por outros autores antigos, com exceção de "O Misantropo", uma de suas oito peças premiadas, cujo texto completo, preservado num papiro egípcio, foi encontrado e publicado em 1958.

Valéria Peixoto de Alencar*
texto de: 

OS MITOS GREGOS E SUA INFLUENCIA NA CULTURA OCIDENTAL

Ao escutarmos a palavra "mitologia", quase automaticamente a associamos à palavra "grega". De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pelo própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma idéia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas. Da mesma maneira, a maioria das palavras que dão nome às ciências têm origem grega: física, geografia, biologia, zoologia, história, etc. Também vêm do grego as palavras que designam os relacionamentos dos seres humanos entre si e em sociedade. É o caso de palavras essenciais, como ética, política e democracia.

Herança grega

Os doze deuses olímpo:

Nome grego/ Nome latino/ Características:

Zeus / Júpiter / Era o senhor do céu, o deus das nuvens e das chuvas, e tinha no raio a sua maior arma. No entanto, não era onipotente. Era possível opor-se a ele ou mesmo enganá-lo.

Poseidon / Netuno / Irmão de Zeus, era o senhor do mares e ocupava o segundo lugar na hierarquia do Olimpo.

Hera / Juno / Irmã e mulher de Zeus. Era a protetora dos casamentos. Muito ciumenta, vingava-se sempre dos constantes relacionamentos adúlteros do marido.

Hades / Plutão / Dominava o mundo subterrâneo, onde habitavam os mortos: o Tártaro, onde eram punidos os vilões, o Elíseo, onde eram recompensados os heróis.

Palas Atena / Minerva / Gerada da cabeça de Zeus, era sua filha favorita e a deusa da sabedoria.

Apolo / Febo / Filho de Zeus e Leto, era identificado com o Sol e considerado o deus da música e da cura - artes que ensinou aos homens.

Ártemis / Diana / Irmã gêmea de Apolo, era a deusa da caça e da castidade.

Afrodite / Vênus / Deusa do amor e da beleza, que a todos seduzia, fossem deuses ou simples mortais.

Hermes / Mercúrio / Filho de Zeus e mensageiro dos deuses, dos quais era o mais esperto ou astuto. Por isso, protegia comerciantes e ladrões.

Ares / Marte / Filho de Zeus e Hera, é o deus da Guerra, considerado, por Homero, "a maldição dos mortais".

Hefesto / Vulcano / Deus do fogo, ferreiro e artesão, que fabricava os utensílios e as armas de deuses e heróis.

Héstia / Vesta / Era o símbolo do lar e foi mais cultuada pelos romanos que pelos gregos.

FONTE: http://educacao.uol.com.br/historia/mitologia-grega-os-mitos-gregos-e-sua-influencia-na-cultura-ocidental.jhtm


Se conseguimos compreender a importância da herança grega para nossa civilização contemporânea - que está cerca de 3000 anos distante dela - não é difícil imaginar a influência que os gregos exerceram nas civilizações que lhes eram mais próximas em termos temporais. É o caso dos romanos, por exemplo, que dominaram a Grécia política e militarmente. No entanto, culturalmente, adaptaram-se aos modelos gregos.

Mas podemos ir mais além. Se o fim do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., representa o fim da influência greco-romana nos padrões culturais do mundo ocidental, que passou a ser modelado pelo cristianismo, por outro lado, a cultura e a mitologia greco-romana são retomadas ao fim da Idade Média no período que ficou conhecido como Renascimento, bem como no século 18, quando se desenvolve um movimento cultural conhecido como Neoclassicismo.

Religião e arte
Por outro lado, é importante deixar claro que a mitologia grega ou greco-romana, em suas origens mais remotas está ligada a uma visão de mundo de caráter religioso. Ao contrário, à medida que avançamos no tempo em direção aos nossos dias, a mitologia vai se esvaziando do significado religioso e ganhando, principalmente, um caráter artístico. Em outras palavras, no século 15, ao retratar uma deusa greco-romana como Vênus, o pintor Sandro Botticelli não a encarava como uma entidade religiosa, mas como um ideal estético de beleza.

Na verdade, mesmo em termos de Antigüidade, é muito difícil fazer uma separação entre mitologia e arte. A arte da Grécia antiga, por exemplo, trata essencialmente de temas mitológicos. E foi através da arte que tomamos contato com a mitologia grega: além de uma grande quantidade de templos (arquitetura), de esculturas, baixo-relevos e pinturas, a literatura grega é a principal fonte que temos dessa mitologia. Em especial, podemos destacar a obra de Homero, a "Ilíada" e a "Odisséia", que datam provavelmente do século 9 a.C., e a de Hesíodo, "Teogonia", escrita possivelmente no século seguinte.

Homero e Hesíodo
Essas três obras podem ser consideradas as fontes básicas para o conhecimento da mitologia grega. A "Teogonia" narra a origem dos deuses (Theos, em grego, significa deus). Já a "Ilíada" e a "Odisséia" tratam de aventuras de heróis, respectivamente Aquiles e Odisseu, embora a participação dos deuses em ambas as narrativas sejam fundamentais. No entanto, além delas existem ainda muitas outras obras antigas que têm como personagens entidades mitológicas - sejam deuses, semi-deuses ou heróis.
Entre elas, merecem destaque as tragédias (obras teatrais) de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, pois através delas conseguimos perceber com maior facilidade o significado simbólico que os mitos têm para a própria existência humana. Por meio delas, talvez se evidencie mais o significado que os mitos têm em termos psicológicos, que acabaram levando psiquiatras como Sigmund Freud e Carl Jung a analisar o significado dos mitos.
Vamos deixar de lado, porém, o significado ou os significados dos mitos. Tudo o que se disse até agora teve como exclusiva função apresentar o contexto que envolve os mitos apenas para podermos apresentar a você, leitor, os próprios mitos, ou melhor, pelo menos alguns deles.

A luta pelo poder
É interessante começar dizendo que os gregos não acreditavam que o universo tivesse sido criado pelos deuses. Ao contrário, eles acreditavam que o universo criara os deuses. Antes de mais nada, existiam o Céu e a Terra, que geraram os Titãs, também chamados de deuses antigos. O mais importante deles foi Cronos (ou Saturno, para os romanos), que reinou sobre todos os outros. No entanto, o Destino - uma entidade à qual os próprios deuses estavam submetidos - determinara que Cronos seria destronado por um de seus filhos. Por isso, mal eles saíam do ventre materno, Cronos os devorava.

Réia, sua mulher, resolveu salvar seu último filho, escondendo-o do marido. Este filho, Zeus, cumpriu a profecia, destronou Cronos e retirou de seu estômago todos os irmãos que haviam sido devorados. Com eles, Zeus passou a reinar sobre o mundo, de seu palácio no topo do monte Olimpo. A corte de Zeus era formada por outros onze deuses, seus irmãos, sua esposa e seus filhos, como se vê no quadro que segue: 

setembro 12, 2011

CONVITE! ROMEU E JULIETA


Da obra de William Shakespeare 
Adaptação de Marcondys França

Com a Cia Gambiarra Cultural (C.P.C.A São Benedito Jabaquara)
Dia 19/10/11 as 14:30h

ENTRADA FRANCA!

CENTRO CULTURAL JABAQUARA
Rua Arsênio Tavollere, 45 - Jabaquara - São Paulo/SP.
INFORMAÇÕES: 11 5031-3020
cpcsaobenedito@uol.com.br

BREVE HISTÓRIA DO TEATRO


O TEATRO

As primeiras representações foram as danças de caça onde os homens das tribos primitivas imitavam os animais que queriam caçar e depois desta caçada eles representavam suas aventuras. Algumas tribos dançavam como culto de agradecimento aos seus deuses, para eles os deuses eram responsáveis pelo sol ou pela chuva e que a colheita dependia da vontade desses deuses.

Foi na Grécia que o teatro começou, todos os anos os gregos organizavam grandes festas em honra a Dionísio, o deus grego da natureza. Durante os festejos havia apresentações de peças de teatro e estas peças eram representadas ao ar livre e de preferência em dias ensolarados. Em geral o tema utilizado nessas peças eram sobre deuses e heróis, as representações tristes eram chamadas de tragédias, já as alegres, eram conhecidas como comédias.

Para representar suas personagens os atores que na época eram todos homens, mesmo que fossem pra se representar papeis femininos, usavam mascaras. Estas máscaras mostravam quando a personagem estava triste ou feliz, e assim como ajudava a projetar a voz. Como o teatro grego era representado para um grande número de pessoas os atores usavam um calçado bem alto pra parecerem maiores do que realmente eram.

Nestas peças alem dos atores havia também o coro que dava a continuidade e eram responsáveis com as canções e poemas existentes na peça. É bom ressaltar que a maioria das peças representadas eram feitas geralmente no improviso.

Foram os Romanos que  construíram teatros imensos e quase sempre estas peças eram representadas no horário da apresentação do circo, então para competir as peças tinhas que ser atraentes e com história animada. Nestes espetáculos apareciam acrobata, mágicos e cômicos.

Na Índia, as peças eram representadas nos palácios e os atores eram ambulantes, conhecidos como mambembes, carregavam o seu próprio palco e suas peças narravam as aventuras de deuses e príncipes.

Os chineses tinham seu teatro ao ar livre desmontáveis e não usavam cenários. Os rostos dos atores depois de maquiados, pareciam mascaras, as personagens com rosto branco eram maus enquanto os bons eram vermelhos. Se utilizavam da mímica e da dança para representar. Suas peças duravam o dia inteiro. O curioso é que algumas pessoas da platéia cozinhavam em fogueiras enquanto assistiam à apresentação.

Já na Idade Média, a igreja católica na ocasião muito importante para doutrinar as pessoas e passar os seus valores religiosos apresentavam nas igrejas peças que se chamavam Mistérios ou autos que de tão populares passaram a ser representados em praças públicas. Algumas dessas peças narrava a vida de determinado santo  e esses autos passaram a se chamar Milagres. Muitas vezes eram apresentados em três palcos que representavam a Terra, o Céu e o Inferno.

Neste mesmo período os atores ambulantes representavam nas casas dos nobres trazendo peças que representavam lendas folclóricas da região com mascaras e fantasias apropriadas, faziam brincadeiras, cantavam, contavam histórias e anedota. Também era comum, esses atores montarem palco simples de madeira nas feiras.

Alguns personagens fazem parte do teatro e são reconhecidos até os dias de hoje. Fazem parte da Comédia Dell´Arte e foram criados na Itália. São eles: Alerquim, Pierrô, Pantalone e Polichinelo. Cada personagem usava sempre a mesma máscara e roupa, sendo logo reconhecido. Cada ator inventava sua parte ao representar criando sempre novas falas para as situações e desta forma experimentavam novas ações.

A maioria das peças de Willian Shakespeare foi apresentado no teatro Globe, um antigo teatro inglês que ficava em Londres. O teatro parecia um pátio fechado e maior parte deste pátio era descoberta. As galerias tinham a cobertura de palha e eram nestas galerias que ficavam os espectadores mais ricos.

Na corte as peças eram representadas nos salões de festas, e geralmente isto aconteciam quando havia grandes festejos nos palácios. Foi neste período que as peças passaram a serem chamadas de farsas e a platéia podia tomar parte nas danças.

Quando se construíram teatros cobertos a platéia foi separada do palco por um arco que se denominava proscênio e o teatro passou então a se utilizar de cenários. Esses cenários eram pintados em telas e os chamaram de pano de fundo. Estes davam impressão de profundidade. A iluminação eram feita por meio de luz criada a gás. Daí então a cada ano o teatro foi se aperfeiçoando e sendo posto nele maquinarias que ajudariam a transformar cenas complicadas em grandes espetáculos.
  
Numa produção teatral são muitos profissionais envolvidos:

O teatro é o local onde são apresentados os espetáculos teatrais.
O dramaturgo escreve estas histórias,
O diretor escala e dirige os atores e toda equipe de produção
Os atores vivem as personagens da história,
O cenógrafo cria o cenário,
O figurinista cria os figurino e os adereços,
O sonoplasta cria os sons que serão utilizados na peça,
O iluminador fica responsável pelo o efeito de luz,
O contra regra é responsável por tudo que será utilizado em cena,
O maquiador é responsável pela a caracterização da personagem,
O produtor é responsável para que o espetáculo estréie conforme todo conograma.
Também são utilizadas mão de obra de profissionais como, marceneiros, artista plástico, costureiras, eletricistas entre outros.

setembro 06, 2011

A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO RENEGADA


Desde de sempre a educação sempre foi negada neste país, vista como algo inferior desnecessária e em segundo plano. Não há muito tempo, apenas assinar o nome era considerado como importante e se soubesse reproduzir o número então, melhor. Desta forma poderia dá seu voto a um desses, que com sua boa lábia e promessas, seria eleito a mais um, que futuramente reproduziria na educação o caos total.

A educação infantil nunca foi vista por nossos políticos como um bem essencial uma vez que todos os grandes homens sejam eles reconhecidos ou não, mas que lideram este país, passaram por ela.

Mas veem a educação com desdem como se os profissionais que nela estão fossem menos valiosos ou desnecessários, parecem não lembrarem, que um dia passaram por eles, e que uma boa base, neste caso o da educação infantil, é fundamental para uma vida de sucesso e conquistas.

Fica aqui um pequeno desabafo. E se um dia, você que está lendo, for um desses, que um dia tomarão o poder. Lembrem-se dos que lhes instruíram. 

UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO



Valeu apena toda dedicação aos ensáios, mais uma vez nossas crianças arrazaram e deram um shoow de talento. Aqui você poderão conferir o desempenho da turma atuando na peça: UM CURUMIM NO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.

CICATRIZES

JÁ NÃO SOU MAIS O MESMO
AQUELE QUE UM DIA CONHECEU
MUDEI,
CRESCI,
ME PERDI,
ME ENCONTREI.

NÃO SOU MAIS TÃO FRÁGIL
SUBMISSO
QUE INSEGURO
CORRIA PARA TEUS BRAÇOS
EM BUSCA DE REFÚGIO
TRISTE
COM CORAÇÃO DESPEDAÇADO
DILACERADO
POR TANTA DOR
TANTAS DECEPÇÕES
O GOSTO AMARGO DO DISSABOR

QUE SORRIA
NA TENTATIVA DE DISFARÇAR
A ANGUSTIA,
O MEDO,
A INSEGURANÇA,
E TODO DESPREZO DA TUA GENEROSIDADE.
DAS NOITES EM CLARO
GEMENDO
SE TORCENDO EM NOSSA CAMA
DE TANTA SAUDADE
SAUDADE
DE TUDO QUE PODERIA TER SIDO MARAVILHOSO
MAS NÃO FOI

ME FIZ DE SUPER HOMEM
EM TUA PRESENÇA
MAS DE NADA ADIANTOU
PRA VOCÊ
NADA ERA O BASTANTE
SÓ O TEU PRAZER
QUE DEPOIS DE SATISFEITO
NÃO TINHA MAS NADA HAVER

SUFOQUEI MEUS SENTIMENTOS
TRISTE,
HUMILHADO,
PRISIONEIRO
DE UMA VONTADE
QUE JAMAIS SE CONCRETIZARIA
FUI UM BRINQUEDO
NOVO,
INTERESSANTE
MAS QUE DEPOIS DE USADO
QUEBRADO
ABANDONADO
JOGADO EM UM CANTO

E EU?
UM LOUCO,
ALUCINADO,
DOENTE,
APAIXONADO
A ESPERA DE UM MILAGRE.

MAS ACABOU.
E HOJE RECONHEÇO
ISTO QUE VIVEMOS
NUNCA FOI AMOR.
FOI UMA DOENÇA
QUE JÁ SE CUROU
MAS QUANDO OLHA
PRA MINHA ALMA
VEJO AS CICATRIZES
MARCAS SUAS
QUE EM MIM DEIXOU.

ÚLTIMA CHANCE

ME ABRAÇA FORTE
NÃO ME DEIXE PARTIR
QUEM SABE A SORTE
NOS FARÁ SENTIR
A VONTADE DE FICAR
JUNTOS
E NÃO DESISTIR
DE TODOS OS PLANOS
QUE JUNTOS
POR NOITES A FORA
FICAMOS A CONSTRUIR

DAÍ-ME UMA ÚNICA RAZÃO
PARA ACREDITAR
QUE VALERÁ APENA
AQUI
POR MAIS QUE ESTA NOITE 
FICAR
ME CONVENÇA
QUE MINHA PRESENÇA
NÃO SERÁ APENAS
UMA ILUSÃO
QUE TEREI AO TEU LADO
UM MOMENTO 
EM VÃO

NÃO JURE
APENAS SEJA SINCERO
VERDADE 
É O QUE ESPERO
DIGA ENTÃO
NÃO PROMETA
NÃO MINTA
NÃO...

ME FAÇA ACREDITAR
QUE
AMANHÃ QUANDO ACORDAR
NÃO ME ARREPENDEREI
A HORA É ESSA
A VERDADE
É O QUE INTERESSA
CHEGA DE MENTIR
DE FAZER PROMESSAS
SÓ QUERO CRER
QUE SE EU FICAR
NÃO IREI ME ARREPENDER
NÃO IREI DORMIR
E ACORDAR
DO TEU LADO
MAS SEM VOCÊ

SE FICAR
NÃO SERÁ PRA SOFRER
JÁ CHOREI DEMAIS
ASSIM
DESSE JEITO
NÃO É VIVER
QUERO FICAR
DESDE QUE ESSA HISTÓRIA
TOME OUTRO RUMO
SEJA REESCRITA
QUERO FICAR
SIM QUERO
MAS POR ACREDITAR
QUE AINDA HAJA
NEM QUE SEJA 
UMA ÚNICA CHANCE
PRA CONTINUAR
A TE AMAR.


setembro 05, 2011

AS CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA PENSAR A EDUCAÇÃO A PARTIR DAS IDÉIAS DE DURKLEIM


Dissertar sobre filosofia não uma tarefa fácil é abordar questionamentos muito pessoais daquilo que temos como compreensão. É concordar e discordar ao mesmo tempo. É permitir-se repensar tudo que até este momento temos como verdades.

Escolhi neste trabalho falar sobre as contribuições da sociologia para educação a partir das idéias de Durkheim, talvez por me identificar com alguns de seus pensamentos.

Acredito Durkheim deixou uma grande contribuição através da sociologia para educação pois combinava pesquisa empírica com a teoria sociológica. É reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.

Seguindo sua linha de pensamento quando declara que a sociedade e a consciência coletiva são entidades morais, me atrevo a afirmar que a educação passa por um período muito oisa conturbado, onde o consenso, coisa que Durkheim defendia,esteja quase extinta no meio educacional.

Como encontrar a solidariedade entre professores, alunos e pais, se a ordem vem sendo rompida? Ordem esta protegida por normas e defendida por Durkheim.

Atualmente ainda é debatido mesmo que inconscientemente como conduzir numa sociedade moderna, as regras de cooperação e o coletivismo, assuntos que Durkheim estudava e já alertava em seu tempo.

A educação passou por transformações, e claro, não podemos negar que um maior número de pessoas tem acessibilidade a educação, que entendemos como um grande e significante progresso, porém, longe de ser o ideal, o qual podemos definir como analfabetos funcionais.

Acho de suma importância o papel que a sociologia representa com suas linhas de reflexão e questionamentos para que se possa repensar nesta nova sociedade os interesses que realmente são necessários a serem defendidos para a construção de uma sociedade mais justa, homogênea.

Se para Durkheim, manter a ordem era preciso, nos resta refletir: o que é a “ordem” e a quem esta “ordem” realmente beneficia? Ou até que ponto a ausência  desta “ordem” nos prejudicaria?

Atrevo-me mais uma vez expressar minha opinião a estes questionamentos. Se para Durkheim a sociologia não deveria apenas explica a sociedade como também deveria encontrar soluções para o convívio, a vida em sociedade, isto nos coloca como observadores em busca de constantes respostas para os constantes questionamentos que surgem ao longo de nossas vidas.

Por outro lado não há como renegar a idéia de que sem ordem é impossível chegar a um desenvolvimento social, e que mesmo que essa ordem não seja justa para todos, prevalece os benefícios que trás para a maioria. Não posso concordar que em nome desta “ordem” seja usada a força e imposta a sociedade de modo truculento. Não há com esquecer um período muito triste da nossa história onde barbáries foram cometidas em nome da “ordem”.

A educação passa por uma decadência e a sociedade por um processo de inversão de valores e isto é um fato relevante e que não deve ser ignorado. Durkheim se dedicou a estudar a sociedade com intuito de melhorara e desta forma nos resta este legado que assim como ele outros grandes filósofos estudaram a sociedade contribuindo e muito para que melhor possamos analisar esta sociedade nos cabendo a função de fazer os ajustes necessários a fim de promover um mundo melhor e mais justo.


COMEMORAÇÕES DE SETEMBRO



05 – DIA DA AMAZONIA
07 – DIA DA PÁTRIA
08 – DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
10 – DIA DA IMPRENSA
         DIA DO JORNALISTA
         DIA DA FUNDAÇÃO DO PRIMEIRO JORNAL DO BRASIL
18 – DIA DA CRIAÇÃO DOS SIMBOLOS NACIONAIS
18 A 25 – SEMANA NACIONAL DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
21 – DIA DA ÁRVORE
         DIA DA AGRICULTURA
         DIA DO FAZENDEIRO
22 – DIA DA JUVENTUDE DO BRASIL
23 – INÍCIO DA PRIMAVERA
25 – DIA DO RÁDIO
27 – DIA DO ANCIÃO
30 – DIA DA SECRETÁRIA

CALENDÁRIO


O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...