novembro 27, 2010

PASSEIO AO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA





Levar nossos educandos ao MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA (24-11-10), foi um passo muito importante para nós educadores, ainda mais numa exposição que mostra exclusivamente a história da palavra como um fato importante para a comunicação desde de seu surgimento, suas transformações através do tempo.

Percebemos que nossas crianças e adolescentes ficaram encantados com o uso da multimídia como mecanismo de pesquisa para origem e significados das palavras.

Não posso aqui deixar de mencionar a exposição temporária que faz um bom apanhado da vida e obra do grande poeta Fernando Pessoa e sua contribuição para nossa literatura. Então nos resta aqui agradecer a esta oportunidade de conhecer um espaço tão rico em letramento e ao mesmo tempo, que transforma a língua portuguesa numa divertida aventura

PASSEIO AO ITAÚ CULTURAL

Nossos educandos visitam exposição (26-11-10)


Nossos educandos foram convidados a embarcarem numa aventura cultural através da visita ao ITAÚ CULTURAL para conhecerem a exposição HISTÓRIAS DE MAPAS, PIRATAS E TESOUROS, com enfoque em temas que mobilizam o fazer fotográfico na atualidade.

Nesta exposição foi apresentada a nossos educandos o conceito de autoria, o uso de novas tecnologias na produção imagética e a inserção da fotografia em vídeos, cinema e conteúdo que propicia trocas entre profissionais de todo mapa latino.

Percebemos que nossos educandos se sentiram muito a vontade no espaço sempre interagindo com os monitores numa demonstração de interesse e curiosidade para entenderem a proposta das obras expostas.

Passeios como este nos mostra o quanto é de suma importância o incentivo dos educadores aos educandos em construírem uma visão mais abrangente do mundo lhes proporcionando sempre oportunidades de aperfeiçoarem seus conhecimentos e incentivando-lhes aos vários tipos de cultura.

OFICINA DE MAQUIAGEM



Qual menina não gosta de brincar de se maquiar? Em todos nossos eventos é perceptível a preocupação destas meninas com a maquiagem e aproveitando este interesse resolvi aplicar em sala de aula a oficina de maquiagem.



Desta forma pude trabalhar com o grupo a importância da troca, do toque e do cuidado para com o próximo. Nossa oficina foi em grande sucesso, pois o mais importante aconteceu, todas se divertiram e muito.




PREPARAÇÃO PARA O CONCURSO


Meninas se preparam para o concurso RAINHA DA PRIMAVERA 2010.


CONCURSO DE DESENHO: CRIATIVIDADE NÃO TEM IDADE!

Kauã, 3º colocado no concurso: Pluft

Gabriela (1ª colocado no concurso: Circo e 2ª em Graese)


Ruan, 7 anos (1º Colocado no concurso: desenhe seu educador)

Através do PRIMEIRO CONCURSO DE DESENHOS no CPCA São Benedito podemos comprovar que criatividade independe de idade e mostramos para as crianças e adolescentes que todos podemos desenvolver nossa criatividade através da observação.



ESTÍMULO A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DO DESENHO.


Que o desenho é uma forma de expressão, isto já sabemos, é muit comum crianças se expressarem através de seus desenhos. E para insentivar a criatividade foi proposto as crianças um concurso de desenho. Uma vez acolhida a idéia pelas crianças pude insentivar algumas técnicas de pintura, pois notei que muitas utilizavam apenas uma ou duas cores para colorir seus desenhos e que boa parte tinham preguiça de finalizarem seus trabalhos.



Então foi proposto temas relacionados ao nosso cotidiano e para isso utilizei filmes, ou até mesmo a observação deles dos projetos realizados no CPCA São Benedito que deveria ser reproduzido no papel através de desenhos.



Notei que no prazo de um mês houve uma grande melhora no que diz respeito as cores e a finalização, sem contar com o aumento da atenção e participação em nossos projetos.







PLUFT, O FANTASMINHA: ALBUM DE FOTOS



ELENCO DA PEÇA: Ricardo, Tiago, Felipe, Sarah, Ian, Daniella, Samira e Kauã.

SARAH (Maribel) e IAN DENNIS (Capitão Perna de Pau)

SAMIRA (Pluft), Daniella (Dona Fantasma) e Kauâ (Tio Gerúndio)

TIAGO (João), FELIPE (Sebastião) e RICARDO (Julião)


IAN DENNIS (CAPITÂO PERNA DE PAU)



Elenco comemora o sucesso da peça.

PLUFT, O FANTASMINHA: CENOGRAFIA.

Quando pensamos em produzir uma peça temos muitas preocupações na parte de produção uma vez que nossas crianças precisam ter a sensação de que estão no palco. Então é pensado desde a escolha do texto, maquiagem, figurinos e adereços.
O nosso primeiro desafio é enfrentar a falta de recursos e usar a criatividade para criar um ambiente propício a história que nossas crianças irão apresentar.
No caso da produção da peça Plut, o fantasminha tivemos que adaptar o ambiente que tínhamos disponível. Ficamos satisfeitos com o resultado final, pois as crianças se sentiram em uma casa abandonada, assim, com era a proposta inicial.

novembro 26, 2010

CRIANÇAS DÃO SHOW NA FESTA DA PRIMAVERA




Cauê e Samira (Dublam Luan e Vanessa em: "Quatro Semanas de Amor")



Mais uma vez, nossas crianças demonstraram um bom desempenho ao executarem a coreografia "Quatro semanas de amor" de Luan e Vanessa, conquistaram a platéia com suas performances, encantando a todos, deixando-nos ainda mais orgulhosos, uma vez que, mesmo sem professor de dança conseguiram chegar a um resultado satisfatório.

CAMILA: RAINHA DA PRIMAVERA 2010





Depois de muitos ensaios e esforços para enfim atender a todos os requesitos exigidos pela banca de jurados composta por: Elma (Educadora), Ana Lúcia (Educadora) , Rosa (Ajudante de cozinha), Suely Gaspar (Assistente Técnica) e Luciana (Auxiliar Administrativo), a menina camila, com 27 pontos foi eleita a nova RAINHA DA PRIMAVERA 2010.

Parabéns Camila! Que faça um bom reinado.

novembro 19, 2010

OS COMEDIANTES (NAZARENO E SOPHYA)



Peça: OS COMEDIANTES encenada em junho de 2010 na Oficina Cultural Mazzaropi, uma homenagem ao grande comediante e humorista Chico Anysio. Texto adaptado e dirigido por: Arnaldo D'ÁVILA.

Pluft, o fantasminha parte 11 - VIDEO



JOÃO, SEBASTIÃO E JULIÃO ENCONTRAM O TESOURO

Pluft, o fantasminha parte 9 - VIDEO



A MENINA MARIBEL FOI SEQUESTRADA PELO MALVADO CAPITÃO PERNA DE PAU.

Pluft, o fantasminha parte 8 - VIDEO



CADA VEZ MAIS ATRAPALHADOS OS TRÊS MARINHEIROS PARTEM PARA SALVAR A MENINA MARIBEL.

Pluft, o fantasminha parte 7 - VIDEO



A FAMÍLIA FANTASMA (GERÚNDIO,PLUFT E DONA FANTASMA) PLANEJAM SALVAR A MENINA MARIBEL DAS GARRAS DO MALVADO CAPITÃO PERNA DE PAU

Pluft, o fantasminha parte 6 - VIDEO



SERÁ QUE OS ATRAPALHADOS AMIGOS DA MENINA MARIBEL A CONSEGUIRÁ SALVAR.

Pluft, o fantasminha - parte 5 - VIDEO



PLUFT SE DESESPERA AO PRESENCIAR O MALVADO CAPITÃO LEVAR MARIBEL.

Pluft, o fantasminha parte 4 - VIDEO



MARIBEL É RECAPTURADA PELO MALVADO CAPITÃO PERNA DE PAU.

Pluft, o fantasminha parte 3 - VIDEO



O MALVADO CAPITÃO PERNA DE PAU PRENDE A MENINA MARIBEL

Pluft, o fantasminha parte 2 - VIDEO



OS TRÊS MARINHEIROS ENCONTRAM A CASA DO VELHO CAPITÃO BONANÇA

Pluft, o fantasminha parte 1 - VIDEO



PLUF REVELA TER MEDO DE GENTE...

novembro 13, 2010

HISTÓRIA EM QUADRINHO!



Meus agradecimentos a turma do3º semestre de pedagogia da Faculdade Sumaré por permitir a divulgação deste trabalho no blog.

NOSSA ÁRVORE DE NATAL!



Quem disse que só o Parque do Ibirapuera tem uma árvore especialmente projetada?

Ano passado construímos nossa árvore de natal com armação de ferro e sua folhagem toda feita de garrafas PET, além de um ótimo visual, levamos consideração o que estamos ensinando aos nossos educandos quanto a importância do reaproveitamento de matérias recicláveis.

E com este intuito este ano fiz um projeto especial para a nossa árvore de natal e todos teremos que nos empenhar para que nossa árvore fique pronta a tempo e tão bonita quanto ao do ano passado.

Desta vez iremos revestir nossa arvore com rolinhos de jornal que serão confeccionados pelos nossos educandos. Sabemos que será uma grande mão de obra, mas, neste momento estamos motivados e nosso maior objetivo é comemorar os festejos de natal ao pé desta árvore que representará o fruto do nosso trabalho.

CONVITE! PLUFT, O FANTASMINHA.


É com muito orgulho que venho convidar a todos para assistirem aos meus queridos alunos e amigos se apresetarem encenando a peça: Pluft, o fantaminha, da obra de Maria Clara Machado, adaptada por mim especialmente para esta turma que é dez! Nesta quinta-feira dia 18/11/10 as 15 horas no C.P.C.A São Benedito, rua iboti 292 - Jabaquara - São Paulo. Entrada Franca!

novembro 12, 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Cristian e Igor: Amigos em todos os momentos.


A melhor maneira de comemorar o dia da Consciência Negra é através da conscientização da valorização da pessoa não quanto à raça, mas como o ser humano. Acredito que só desta forma teremos um mundo melhor onde as pessoas passam se respeitarem como um ser que tem os mesmos direitos e deveres de qualquer um.

É na infância que temos que ensinar os verdadeiros valores, que sobrevivam sem preconceitos e independentes da raça, classe social ou religião.

Enquanto cruzamos os braços achando que o pior não acontece comigo, a discriminação, a intolerância e o pré-conceito se espalham principalmente em locais onde as crianças estão em formação.

Busco como arte educador insentivar a tolerância, o respeito e o diálogo entre os educando.
Quanto ao racismo? Pergunto-lhes quem aqui não tem sangue negro correndo em suas veias? E, depois conto-lhes a história da formação do nosso povo para enfim chegarmos a conclusão que somos uma mistura... Então, o que fazer com essa herança a não ser usá-la ao nosso favor!

O QUE AS CRIANÇAS GOSTAM?

CALADA - NAZARENO E SOPHIA



Em homenagem ao grande humorista Chico Anysio, reproduzimos o quadro Nazareno e Sophia que foi interpretado com muito bom humor graça ao talento destas criaças que se propuseram a dedicar um pouco de seu tempo para fazer uma releitura do texto interpretado tão brilhantemente pelo elenco origina.

E como se era de esperar nossos pequenos grandes artistas que se desenvolvem maravilhosamente a cada desafio não deixaram nada a desejar quando o assunto é fazer humor.

Parabéns: Ágata Almeida (Sophia), Ewerton Oliveira (Nazareno) e Emili Celestino (Empregada), mais uma vez provaram que o sucesso é a resposta de muita dedicação.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...