setembro 30, 2010

CRIANÇAS PREPARAM HOMENAGENS AOS EDUCADORES


Para homenagear aos educadores do CPCA SÃO BENEDITO as crianças e adolescentes do período da tarde preparam homenagens com a escolha das músicas: Ao Mestre com Carinho, dos Abelhudos e Nós Somos o Amanhã, da Xuxa.

O SOLDADINHO E A BAILARINA!

Cauê e Alexa (O Soldadinho e a Bailarina)




Quem não conhece a famosa história do soldadinho de chumbo e da bailarina? Pois é... Dando continuidade ao projeto "Música Para Criança é Música de Criança", onde as crianças são convidadas a conhecer as letras de músicas infantis especialmente selecionadas para elas, através da análise de suas letras e por fim coreografadas para fazerem parte de nossas apresentações.



UMA GRANDE FELICIDADE


Hoje fiquei muito feliz quando um de meus alunos de apenas oito anos, sentou-se ao meu lado e meio tímido disse:
"Tio... Sabe que quero ser quando crescer?", Não... O que? Ele continuou: "Ator. Assim como você".
Isso me fez perceber que, por mais que eu não consiga, apesar dos meus esforços, salvar a todos, alguns conseguirei em envolver transmitindo um pouco de conhecimento e incentivando-os a conquistar algo além das fronteiras deste mundo que os restringem.

Confesso aqui, que em meu vê não há pagamento no mundo melhor que o desabafo deste educando confidenciado a mim.

CHEGOU A PRIMAVERA!




Nossas crianças e adolescentes prestigiam a festa da primavera promovida pelo CEI SÃO BENEDITO, onde as crianças do maternal fizeram uma apresentação de teatro e o desfile da primavera.
Nós educadores do CPCA SÃO BENEDITO incentivamos nossos educandos a prestigiar e valorizar a todas as manifestações artísticas.

PLUFT, JÁ É UM SUCESSO ANTES MESMO DA ESTRÉIA!








É super bacana quando trabalhamos com texto que mesmo antes da estréia já é conhecido e bem recebido por todos antes mesmo de sua estréia. Assim tem sido durante aos ensaios. A aprovação tem sido tanta que até mesmo quem não faz parte do elenco conhece o texto da peça: Pluft, o fantasminha.

O que mais tem me alegrado é saber que os ensaios ocorrem de uma forma muito tranquila e que as crianças agem de forma natural como se estivessem brincando. Isto torna todo processo de criação muito mais fácil e prazeroso.

Podemos notar esta satisfação através das fotos que é um registro do que comento nesta página.

setembro 28, 2010

CIRCO PICADEIRO DA ALEGRIA - PROVA DE FIGURINO.

Pedro Lopes

Jeferson Oliveira

Guilherme

Jeferson Oliveira


Pedro Henrique

Ewerton Oliveira

Chaiévelyn Gaspar
Érick
Elenco da peça Circo Picadeiro da Alegria faz a primeira prova de figurinos e o que não faltou foi muita gargalhadas.

A cada prova a turma se divertia de ver uns aos outros vestidos de palhaços e fazendo caras e bocas.

Tenho a certesa que mais uma vez acertamos no tema, a escolha de homenagear o circo tem conquistado as crianças e adolescentes, assim como a todos nós que também nos entregamos de corpo e alma para que mais uma vez nossos educandos sinta a satisfação de serem prestigiados.

PLUFT, PROVA DE FIGURINOS


Hoje o dia foi muito proveitoso, além de ensaiar, as crianças do elenco da peça Pluft, o fantasminha fizeram a primeira prova de figurino.O prazer de nossas criança foi tanta que o elenco não quis tirar o figurino insistindo em ensaiar com o mesmo.

Então que se viu foi uma grande brincadeira entre os participantes e o mais legal nisto tudo é o senso crítico em que as crianças estão desenvolvendo e até opinando para melhoria nas peças e adereços.

20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A data significa referencia ao Zumbi do Palmares. Ao contrário do que se imagina os quilombos não eram um aglomerado de negros bárbaros, possuíam forma de governo, religião, propriedade, família e economia. Essa organização preocupava os grupos dominantes e o Estado organizava diversas expedições para sua destruição.

O Quilombo de Palmares durou 57 anos e estendia-se de Pernambuco a Alagoas com várias aldeias. Chegou a ter vinte mil habitantes. Vários exércitos foram destruídos por eles, até que em 1697 uma tropa militar estimada entre três a oito mil homens, financiada pelo Governo e os senhores escravistas, conseguiu destruí-lo, matando toda população e nele estava Zumbi, em vinte de novembro de 1695.

É bom ressaltar que apesar de ter se passado 315 anos da morte de Zumbi e da luta dos negros pelo reconhecimento como sujeito, apesar de muitos discordarem o racismo ainda existe e agora de uma forma muito mais disfarçada, porém o negro conseguiu mostrar seu valor, seja, culturalmente ou socialmente. O Brasil ainda tem muito a agradecer pela a contribuição que o negro deu para o seu progresso com seu trabalho.


Fonte de pesquisa: www.Jabaquaraonline.com.br

O NATAL DE CADA RELIGIÃO

CATÓLICA:

Segundo Padre Reginaldo Manzotti, o natal é de fundamental importância para o cristianismo. Celebrar o natal significa Comemorar o nascimento de Jesus e, a partir disso, a festa ganha uma proporção imensa, é o Cristo que vem para trazer paz. Este é o real significado mas, ao longo da história, devido a onda excessiva de consumismo, o sentido da festa foi se perdendo. Este fato tem levado muitas dioceses a lançarem campanhas, como por exemplo: Natal com Jesus é natal, reforçando a figura do Menino Jesus como o centro do natal, em detrimento do papai Noel de todo sentido comercial desta festa. Os símbolos natalinos tem grande significado, e devemos resgatá-los.

ESPÍRITA:

Segundo Solange Célere (jornalista), “Para o Espiritismo o natal não é o dia em que é comemorado, mas a razão de se comemorar, Nos unimos a nossos irmãos de outras religião nesta data para reavivar os ensinamentos de Jesus: perdão, amor e caridade, num esforço para que os valores sejam lembrados durante todos os dias do ano. Para os espíritas, natal deveria ser uma filosofia de vida. Também nos reunimos, fazendo ceia, damos presentes. Não fazemos novenas ou cultos, mas realizamos preces, Nos esforçamos, para não cair na armadilha do consumismo excessivo, seja nas compras, na comida ou bebida. Jesus sempre viveu com equilíbrio, sem exageros. Entendemos que é preciso lembrar desses ensinamentos a cada gesto natalino. Hoje, quando se pronuncia a palavra natal, muitas vezes se lembra mais do papai Noel do que de Jesus; há mais luzes nas ruas do que do brilho nos olhares. Temos que contribuir para que isso mude.”


EVANGÉLICA:

Segundo, Marcos Amado (pastor), “Os cristãos evangélicos são oriundos da Reforma Protestante, que foi desencadeado quando Martinho Lutero “protestou” contra as doutrinas da igreja Católica da época e, em 1517, publicou suas 95 teses. Dentre as prospostas de mudanças, provavelmente a mais importante é a crença de que a salvação do ser humano é um presente de Deus, não o resultado dos nossos esforços ou dos nossos méritos.
O bem que fazemos a outras pessoas deve ser realizado como resultado da alegria que temos no nosso coração pelo que Deus fez por nós. O natal significa a comemoração do nascimento de Jesus, que marca o início de uma nova era que traz esperança, libertação. Paz e uma nova vida com Deus. Está é uma das mais importantes celebrações que temos. Também passamos o 25 de dezembro com amigos e familiares, num momento de alegria e agradecimento a Deus por ter enviado Jesus ao mundo. É por isso que há celebração e troca de presentes. Porém, tomamos bastante cuidado para evitar os excessos. Que haja comemoração e alegria, mas sem abusos e extravagâncias, lembrando-nos sempre que essa mesma alegria que temos dever de ser levada a outras pessoas do Brasil e do mundo que, muitas vezes, estão passando por necessidades materiais e vivem uma vida sem esperança.”.


HARE KRISHNA

Segundo, Aline Barrios Duran (advogada), “O natal é considerado para nós como o nascimento de uma grande personalidade, Jesus Cristo, que vemos como um avatar de Deus,
Uma alma enviada para este mundo com a missão de preservar valores religiosos e morais e proteger, assim, a sociedade humana da degradação. Entretanto, se consideramos o natal como data do nascimento de Deus, nós temos várias ocasiões em que comemoramos esse acontecimento, visto que acreditamos em Krishna, nosso Deus, encarnou por diversas vezes na Terra. Como estamos inseridos numa sociedade fundamentalmente cristã, os vaishnavas, hare krishnas brasileiros, freqüentemente comemoram essa ocasião como uma celebração da paz e do amor divino, seja em família ou seja com os outros devotos de Krisnha. É uma oportunidade Pra meditar no espírito de paz e cooperação entre todos os seres vivos, e para servir à nossa família uma deliciosa ceia vegetariana!”

BUDISTA

Segundo, Suzana Uribarri (artista Plástica) “O natal cristão não é comemorado nos templos budistas e também não é marcado em nosso calendário. Entretanto, reconhecemos a bondade, compaixão e a sabedoria de todos os lideres religiosos, como Jesus. Existe um “natal” budista, o vesak, que comemora o nascimento, iluminação e morte do príncipe indiano Sidharta Gautama, o Buda. Essa celebração acontece na lua cheia, mês de maio. O nosso natal é comemorado de maneiras diferente ao redor do mundo. No budismo tibetano, por exemplo, fazem-se longas preces, recitações e oferecimento do Tsok, que é um banquete para as divindades, com alimentos dos cinco sabores: doce, picante, amargo, azedo e salgado, depois compartilhado com os participantes.”

JUDEU
Segundo, André Svartman (profissional de marketing), “O natal como comemoração do nascimento de Jesus Cristo, não existe para os judeus. Nos baseamos no velho testamento, que vem antes de Jesus Cristo, e acreditamos que o Messias ainda não chegou. Mas, ao contrário do que muitos pensam, reconhecemos a existência de Jesus como uma pessoa importante para o mundo, como líder e ser humano. Contudo, como brasileiro, que vive em um país de maioria cristã, vejo o natal como época importante, que sempre comemoro na casa de amigos cristãos. Mas nada, porém, ligado a religião, e assim algo de quem viveu e cresceu dentro de uma cultura cristã: posso dizer que nos reunimos em 25 de dezembro para juntar a família, trocar presentes, ficar ao redor da árvore.”

A ARTE DA PINTURA: ENTENDA AS TÉCNICAS

AQUARELA:

A principio uma rara técnica de desenho, a marca delicado trabalho feito sobre papel, de dificílima execução por não permitir retoques, são fortes colorido e a luminosidade. Inicia-se o processo dissolvendo um pigmento de várias cores em água. Versão opaca da aquarela, o guache, perde cor conforme se adiciona pigmento branco, muitas vezes deixando transparecer a textura do papel.


DESENHO:

A linguagem é parente da gravura, e menos valorizado que a pintura. Por isso mesmo, os desenhos são uma excelente opção para quem dar início a uma coleção de arte, pois têm preços mais baixos que os de um óleo sobre tela, por exemplo.
As variadas técnicas, em geral executadas sobre papel, também determinam a quantidade e o valor do trabalho. Ele pode ser feito a lápis, como o crayon, a carvão, a bastão – o de giz, com pigmentos coloridos, chama-se pastel – e com o uso de grafite ou tinta nanquim. Nesta última, a utilização de uma pena de bico muito fino resulta nos tradicionais bicos de pena.

ÓLEO SOBRE TELA:

A mais antiga e cara arte entre todas as técnicas pintura é também a mais conhecida – a Mona Lisa é um famoso trabalho a óleo. Pintar significa aplicar com um pincel ou uma espátula pigmentos (substancias que dão coloração) em forma líquida a uma superfície de tecido ou madeira, por exemplo. Vem daí o costume de utilizar quadro ou tela como sinônimo de pintura. No caso do óleo, os pigmentos são diluídos num solvente, em geral óleo de linhaça ou de papoula, ou ainda terebintina, uma resina extraída de plantas. A pintura pode fazer uso também da tinta acrílica, esta sintética e solúvel em água, e da têmpera, cujo pigmento é dissolvido num adstringente, em geral clara de ovo ou cola.

GRAVURA:

Por trata-se de uma arte de reprodução, essa linguagem artística acessível e barata é vista como menor. A prática da gravura consiste em criar imagens em matrizes através de incisões e entalhes ou sua fixação em madeira, metal, ou pedra por meio de produtos químicos. Há várias técnicas, mas a mais comuns são gravura em metal, litografia e xilogravura, cuja matriz é feita em prancha de madeira. O segredo do seu valor comercial está na tiragem. Quanto menor, mais valiosa. Todo trabalho vem com uma numeração no canto: 22/100 significa que aquela peça é de número 22 de uma tiragem de 100 edições. Existe também a chamada prova do artista (p.a.), uma edição ainda mais restrita, em média 10% da quantidade de tiragens, quando não peça única, a critério do autor.


ESCULTURA:

No jargão popular, quando representa uma figura humana, a escultura costuma também ser chamada de estátua. Como hoje em dia a opção pela figura é rara, a escultura é associada comumente a arte abstrata, de gosto específico e para muitos difícil de entender. A conseqüência é que a escultura se torna a linguagem mais exigente e particular entre os meios de expressão artística. Seu valor depende igualmente do material de que é feita, a exemplo do mármore, do granito, da madeira, do bronze, entre outros metais, e de quem a assina. Em geral, um exemplo vale tanto quanto pesa – as cifras são tão altas como as das pinturas – e pode ser considerado único com até seis produções. Acima disso, as peças ganham o nome de múltiplos, com tiragem ilimitada.

FOTOGRAFIA:

Embora acessível a qualquer pessoa com a câmera na mão e uma idéia na cabeça, a fotografia adquire status de arte quando seu resultado apresenta rigor, criatividade, beleza e uma imagem inusitada. Os registros históricos do século XIX e do início do XX, por exemplo, são os mais valorizados e dificilmente chegam ao mercado. A produção contemporânea, no entanto, contra com boas ofertas em galeria especializadas.
Novos métodos, como o processo digital, e infinitas formas de manipular as imagens rendem muitas peças únicas. Mas, assim como a gravura, a fotografia também tem tiragem – quanto menor, mais cara – e seu preço varia de acordo com o tamanho da ampliação. É quase sempre vendida sem moldura.



Fonte: Revista Veja, 16 de maio de 2007.

QUAL A FUNÇÃO DE CADA POLÍTICO

VOTAR É UM ATO DE RESPONSÁBILIDA.
E POR FALAR NISSO VOCÊ SABE QUAL É A FUNÇÃO DO SEU CANDIDATO?

Vamos saber qual é a função do:

PRESIDENTE:

Deve manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a igualdade e a independência do Brasil.

SENADOR:

O senador fiscaliza as ações e gastos do executivo e atua no poder legislativo, criando e alterando leis de âmbito federal.

DEPUTADO ESTADUAL:

A função o deputado federal é de legislar e manter-se como guardião fiel das leis estaduais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar leis, e propor emenda à constituição estadual, além de outras competências previstas em lei.

DEPUTADO FEDERAL:

O deputado federal tem as mesmas funções do estadual, e pode também propor emenda a Constituição Federal e emenda para elaboração da nova Constituição.

Fonte: Jornal Boas Novas “www.jornalboasnovas.com.br”

EM OUTROS BRAÇOS

PROCURO EM OUTROS BRAÇOS
O ACONCHEGO DOS TEUS ABRAÇOS
NÃO SINTO EM OUTROS LÁBIOS
O CALOR DOS TEUS BEIJOS
PERCO-ME
EM MEUS DESEJOS
JÁ NEM SEI QUE SOU
NÃO ENCONTRO EM MAIS NINGUÉM
O MESMO CHEIRO
A MESMA ENTREGA
O ÁPICE DO NOSSO AMOR
NÃO HÁ QUE CONSIGA
ACENDER EM MIM O MESMO FOGO
COM TODO AQUELE ARDOR
AQUELA VONTADE LOUCA
DE TE ABRAÇAR
BEIJAR A TUA BOCA
RASGAR TODA TUA ROUPA
ME ENTREGAR
DE CORPO E ALMA
CORAÇÃO
SE ENTREGAR
POR INTEIRO
COMO SE FOSSE O PRIMEIRO
ME ENVOLVER
SE PERDA NESTA NOITE
E DEIXAR ACONTECER
ESQUECER O MUNDO
SÓ EU E VOCÊ
QUERO ENLOUQUECER
ME DEIXAR LEVAR
POR TODO ESSE PRAZER
E QUANDO ISSO PASSAR
VOU ME CONVERSER
QUE FOI COM VOCÊ
QUE REALMENTE
EU CONHECI
O QUE É PRAZER.

QUEM SOU?

QUEM SOU?
SE PENSO QUE SOU...
ME ENGANO.

SERÁ QUE SOU QUEM REALMENTE PENSO SER
OU SEREI O QUE QUEREM QUE EU SEJA?
SE ESSE SOU EU...
POR QUE NÃO SOU TOTALMENTE QUEM PENSO SER.
SE SOU O QUE SOU
NÃO É O QUE REALMENTE DESEJO SER
ENTÃO POR QUE SOU?

QUEM SOU?
NÃO SEI.
TALVÉS NUNCA SABEREI!

AH, CORAÇÃO...

AH, CORAÇÃO...
POR QUE SOFRE?
CHORA?
NÃO VÊ QUE ME APAVORA...
SE DESESPERAS.
NÃO DEIXAS IR EMBORA
TODA ESSA PAIXÃO.

POR QUE ME FAZES SOFRER ASSIM?
ME TORTURA TANTO
IGNORA MEU PRANTO
E NÃO TENS AO MENOS DÓ DE MIM.

NÃO VÊS QUE VAI NOS DESTRUIR?
AH, É TANTA SOLIDÃO!
ENTÃO POR QUE CULTIVAS ESSE DOR?
POR QUE QUEM AMA
TEM QUE SOFRER?
A DOR NÃO COMBINA COM AMOR.

ENTÃO CORAÇÃO...
ESQUECE ISSO
NÃO PASSA DE ILUSÃO.
QUANDO TUDO ISSO PASSAR
VOCÊ RECONHECERÁ
QUE TENHO RAZÃO.

UM DIA AMEI

UM DIA AMEI
SIM AMEI,
E AMEI...
COM TODAS AS MINHAS FORÇAS
ACREDITEI QUE FUI AMADO
SEM SABER QUE ESTAVA ENGANADO
QUE A MINHA VIDA NA REAL
ERA UM TEATRO
COMO ESTAVA ENGANADO
SEM SABER QUE MEU CORAÇÃO
SERIA DESPERDAÇADO
TIVE EM MINHAS MÃOS
UMA TRAMA.
ILUDIDO,
CONFUSO,
COM UMA SINÓPSE
DE ETERNA FELICIDADE.
DESTAS QUE DOI
DEIXA SAUDADE,
QUE ENVOLVE,
QUE NO DESENROLAR DA HISTÓRIA
SE TORNA UM GRANDE DRAMA.
A COMÉDIA É A ESPERANÇA
DE UMA LEMBRAÇA
DE U M TEMPO QUE NÃO VOLTA JAMAIS
E VOCÊ DESCOBRE
QUE A VIDA NÃO É UM FILME,
UMA NOLELA.
E QUE NEM TODOS FINAIS
SÃO FELIZES.

setembro 23, 2010

AGATHA OLIVEIRA






























Como Sophia, na Peça: Calada! (Junho de 2010)

















Como Tia Nastácia em Um Curumim no Sítio do Pica-Pau Amarelo (Abril de 2010)























Como Maria Madalena em A Paixão de Cristo (Março 2010)
















Sua estréia na peça: Lágrimas de Mãe (Setenbro de 2008)


























"Desde a primeira vez que bati os olhos nesta menina, soube que iria
longe. É muito difícil encontrar tantas qualidades em uma única pes-
soa... Tenho muito orgulho de ser seu professor de teatro"

Marcondys França


Desde sua estréia em 2008, como Joana na peça Lágrimas de Mãe a pequena e talentosa atriz mirim ágata Almeida vem acumulando elogios por sua atuação no grupo de teatro do CPCA São BENEDITO. Já são cinco peças e várias apresentações como dançarina. Não há como passar Por despercebido sua beleza e talento. Esta pequena e grande atriz esbanja simpatia e hoje é uma das grandes raridades que há no CPCA e com todo mérito.

Essa paulistana de apenas 12 anos do signo de sagitário não dispensa a dança e se declara contra qualquer tipo de indisciplina, porém não abre mão de passear, brincar e como não poderia se esquecer, estudar pois é essencial para um bom futuro.

Confessa que momentos antes de entrar em cena é o momento mais crítico “... sinto aquele friozinho na barriga e um medo danado de esquecer o texto...”. Quando perguntada sobre a personagem que mais gostou de interpretar rapidamente responde: “Sophia. Da comédia CALADA! Onde a grupo homenagearam ao grande humorista Chico Anysio.

Para Ágata o teatro é muito importante para sua vida pela cultura que ele lhe proporciona e confessa: “... eles acham tudo de bom!...” que fica muito feliz por receber de sua família todo o apóio que necessita.
Seu maior sonho é se tornar uma grande atriz e que adoraria contracenar com a Byonce que é uma artista que muito admira e com a atriz Juliana Paes.

Já para os que pretendem fazer teatro a pequena manda seu recado: “É muito legal fazer teatro, quem tiver a oportunidade, aproveite. Por mais difícil que seja nunca desista”.


setembro 22, 2010

A AÇÃO EM CENA!


O maior desafio para um diretor ou ensaiador, como queiram chamar, é transformar o texto em ações, através das improvisações com a finalidade de se alcançar a naturalidade.

Não é nada fácil mesclar o naturalismo com a linguagem dos desenhos animados, mas, esta tem sido a propostas de direção para os textos escolhidos no qual o elenco das peças de teatro: Pluft, o fantasminha, inspirado na obra de Maria Clara Machado e Circo Picadeiro da Alegria de Marcondys França terão que apresentarem em cena durante as apresentações.

Kauã (Tio Gerúndio) da peça: Pluft, o fantasminha.

setembro 14, 2010

CRIANÇAS SE DIVERTEM EM OFICINA DE ESCULTURA EM BALÕES


Uma das oficinas oferecidas a nossa turma é a de escultura com balões, onde as crianças soltam a imaginação e aprendem a esculpir animais em balões.

 O intuito dessa oficina é promover a integração e a criatividade de nossas crianças e adolescentes.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...