setembro 28, 2010

O NATAL DE CADA RELIGIÃO

CATÓLICA:

Segundo Padre Reginaldo Manzotti, o natal é de fundamental importância para o cristianismo. Celebrar o natal significa Comemorar o nascimento de Jesus e, a partir disso, a festa ganha uma proporção imensa, é o Cristo que vem para trazer paz. Este é o real significado mas, ao longo da história, devido a onda excessiva de consumismo, o sentido da festa foi se perdendo. Este fato tem levado muitas dioceses a lançarem campanhas, como por exemplo: Natal com Jesus é natal, reforçando a figura do Menino Jesus como o centro do natal, em detrimento do papai Noel de todo sentido comercial desta festa. Os símbolos natalinos tem grande significado, e devemos resgatá-los.

ESPÍRITA:

Segundo Solange Célere (jornalista), “Para o Espiritismo o natal não é o dia em que é comemorado, mas a razão de se comemorar, Nos unimos a nossos irmãos de outras religião nesta data para reavivar os ensinamentos de Jesus: perdão, amor e caridade, num esforço para que os valores sejam lembrados durante todos os dias do ano. Para os espíritas, natal deveria ser uma filosofia de vida. Também nos reunimos, fazendo ceia, damos presentes. Não fazemos novenas ou cultos, mas realizamos preces, Nos esforçamos, para não cair na armadilha do consumismo excessivo, seja nas compras, na comida ou bebida. Jesus sempre viveu com equilíbrio, sem exageros. Entendemos que é preciso lembrar desses ensinamentos a cada gesto natalino. Hoje, quando se pronuncia a palavra natal, muitas vezes se lembra mais do papai Noel do que de Jesus; há mais luzes nas ruas do que do brilho nos olhares. Temos que contribuir para que isso mude.”


EVANGÉLICA:

Segundo, Marcos Amado (pastor), “Os cristãos evangélicos são oriundos da Reforma Protestante, que foi desencadeado quando Martinho Lutero “protestou” contra as doutrinas da igreja Católica da época e, em 1517, publicou suas 95 teses. Dentre as prospostas de mudanças, provavelmente a mais importante é a crença de que a salvação do ser humano é um presente de Deus, não o resultado dos nossos esforços ou dos nossos méritos.
O bem que fazemos a outras pessoas deve ser realizado como resultado da alegria que temos no nosso coração pelo que Deus fez por nós. O natal significa a comemoração do nascimento de Jesus, que marca o início de uma nova era que traz esperança, libertação. Paz e uma nova vida com Deus. Está é uma das mais importantes celebrações que temos. Também passamos o 25 de dezembro com amigos e familiares, num momento de alegria e agradecimento a Deus por ter enviado Jesus ao mundo. É por isso que há celebração e troca de presentes. Porém, tomamos bastante cuidado para evitar os excessos. Que haja comemoração e alegria, mas sem abusos e extravagâncias, lembrando-nos sempre que essa mesma alegria que temos dever de ser levada a outras pessoas do Brasil e do mundo que, muitas vezes, estão passando por necessidades materiais e vivem uma vida sem esperança.”.


HARE KRISHNA

Segundo, Aline Barrios Duran (advogada), “O natal é considerado para nós como o nascimento de uma grande personalidade, Jesus Cristo, que vemos como um avatar de Deus,
Uma alma enviada para este mundo com a missão de preservar valores religiosos e morais e proteger, assim, a sociedade humana da degradação. Entretanto, se consideramos o natal como data do nascimento de Deus, nós temos várias ocasiões em que comemoramos esse acontecimento, visto que acreditamos em Krishna, nosso Deus, encarnou por diversas vezes na Terra. Como estamos inseridos numa sociedade fundamentalmente cristã, os vaishnavas, hare krishnas brasileiros, freqüentemente comemoram essa ocasião como uma celebração da paz e do amor divino, seja em família ou seja com os outros devotos de Krisnha. É uma oportunidade Pra meditar no espírito de paz e cooperação entre todos os seres vivos, e para servir à nossa família uma deliciosa ceia vegetariana!”

BUDISTA

Segundo, Suzana Uribarri (artista Plástica) “O natal cristão não é comemorado nos templos budistas e também não é marcado em nosso calendário. Entretanto, reconhecemos a bondade, compaixão e a sabedoria de todos os lideres religiosos, como Jesus. Existe um “natal” budista, o vesak, que comemora o nascimento, iluminação e morte do príncipe indiano Sidharta Gautama, o Buda. Essa celebração acontece na lua cheia, mês de maio. O nosso natal é comemorado de maneiras diferente ao redor do mundo. No budismo tibetano, por exemplo, fazem-se longas preces, recitações e oferecimento do Tsok, que é um banquete para as divindades, com alimentos dos cinco sabores: doce, picante, amargo, azedo e salgado, depois compartilhado com os participantes.”

JUDEU
Segundo, André Svartman (profissional de marketing), “O natal como comemoração do nascimento de Jesus Cristo, não existe para os judeus. Nos baseamos no velho testamento, que vem antes de Jesus Cristo, e acreditamos que o Messias ainda não chegou. Mas, ao contrário do que muitos pensam, reconhecemos a existência de Jesus como uma pessoa importante para o mundo, como líder e ser humano. Contudo, como brasileiro, que vive em um país de maioria cristã, vejo o natal como época importante, que sempre comemoro na casa de amigos cristãos. Mas nada, porém, ligado a religião, e assim algo de quem viveu e cresceu dentro de uma cultura cristã: posso dizer que nos reunimos em 25 de dezembro para juntar a família, trocar presentes, ficar ao redor da árvore.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.

O ATOR MARCONDYS FRANÇA PASSA POR TRATAMENTO MÉDICO EM SP

Afastado de suas funções e das redes sociais, o ator e diretor @marcondysfranca passa por tratamento médico após ser diagnostica...